: Home» FFP Jankel Futebol » Presidente do Flamengo assume FFP

O presidente do Esporte Clube Flamengo, Jankel Janson da Costa, assumiu a direção da Federação de Futebol do Piauí no final da manhã de hoje (03), amparado pela decisão da assembleia geral feita por seis dos clubes filiados à FFP, sob a alegação de que a entidade estaria acéfala. Para os seis clubes, o fato de não haver uma nova resolução da CBF em seu site oficial, prorrogando o mandato de José Lima, caracterizou, a partir do sábado, a falta de gestor na entidade.
Já como novo gestor da FFP, Jankel Costa afirmou que “o propósito dos clubes é dar um ponto final a este marasmo pelo qual passa o futebol do Piauí. Minha missão é convocar e realizar a eleição e para isso tenho quinze dias, a partir de hoje. E vou convoca-la. No mais, tudo permanece de forma normal, inclusive o Campeonato Piauiense Sub-18, que está em pleno andamento”. Segundo Jankel, o edital convocando nova eleição será publicado nestes dois dias.
O documento que referenda a atual gestão de Jankel Costa à frente da FFP é assinado pelos representantes de Piauí, Barras, Caiçara, Cori-Sabbá, Flamengo e Tiradentes.

ENTENDA O CASO FFP
15.12.2010 – O presidente da FFP, Luís Joaquim Lula Ferreira, é reeleito para mais um mandato (2010-2014), em eleição realizada na sede da entidade, derrotando o candidato da oposição, Cesarino de Oliveira Sousa, por 14 votos a 13.
10.01.2011 – Na abertura da FFP após o recesso de natal e ano novo, o candidato derrotado da eleição de Dezembro, Cesarino de Oliveira Sousa, amparado por uma liminar do juizado Especial da Zona Norte - assinada pelo juiz Orlando Martins Pinheiro, é empossado no cargo de presidente. A ordem judicial cassa a candidatura de Lula Ferreira e torna nulos os 14 votos que lhe foram dados em Dezembro.
12.05.2011 – Atendendo orientação da comissão da CBF que esteve em Teresina, o presidente Cesarino Oliveira deixa a presidência e os clubes, em assembleia geral, nomeiam Reinaldo Ferreira, presidente do Piauí, como presidente da Junta Governativa que passa a dirigir a FFP para realizar nova eleição - convocada para o dia 23. No mesmo dia, o juiz Fernando Lopes da Silva Neto torna sem efeito a liminar que colocara Cesarino na presidência da FFP.
23.05.2011 – A eleição marcada para esta data não é realizada. Uma resolução da Junta Governativa, normatizando os votos do colégio eleitoral, revolta vários filiados e o novo candidato da situação, Júlio Ferraz Arco verde, que disputaria o pleito contra Cesarino Oliveira. Depois de muita discussão, a assembleia geral é suspensa pelo presidente da junta, Reinaldo Ferreira.

30.05.2011 – A Confederação Brasileira de Futebol intervém na FFP e torna sem efeito todos os atos de Reinaldo Ferreira e da Junta Governativa, nomeando o presidente do clube mais antigo (Parnahyba), José Lima e Silva, como delegado da entidade junto a FFP, para dar sequência ao Campeonato Estadual e realizar a eleição.
30.07.2011 – A CBF prorroga a nomeação de José Lima como delegado junto a FFP por mais trinta dias.
30.09.2011 – Acaba o prazo da segunda resolução e a FFP anuncia que José Lima ficará até o dia 17 de outubro, embora a nova resolução não esteja no site da CBF.
01.10.2011 – Seis filiados se reúnem em assembléia geral e deliberam por colocar o presidente do Flamengo (clube com mais tempo de filiação junto a FFP) na direção da Federação, para convocar eleição em quinze dias.

Severino Fiho

0 comentários

Deixe seu comentário