: Home» Cesarino CBF Eleição FFP » Cesarino: "só ordem judicial me tira da FFP"

Cesarino Oliveira
Diante de uma nova Resolução da Presidência da CBF (a de n° 10/2011), onde o presidente da entidade nacional, Ricardo Terra Teixeira, não reconhece a eleição realizada no dia 04 de novembro passado, o atual gestor da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino de Oliveira Sousa, não externou nenhuma dúvida quanto a sua legalidade: "só uma ordem judicial me tira daqui", afirmou ao Acesse piauí.
Em entrevista concedida no início da noite desta sexta-feira (16), Cesarino deixou bem claro que está muito tranquilo quanto a sua situação. Também faz restrições à maneira como o presidente da CBF agiu antes de entrar com uma licença para tratamento de saúde. Veja, adiante, o que diz Cesarino após o novo documento encaminhado à FFP pela Confederação Brasileira de Futebol.

Acessepiauí - Como o senhor viu este novo expediente da presidência da CBF?
Cesarino - Com grande tristeza. Eu estive recentemente em São Paulo, com outros presidentes de Federações e com o próprio Ricardo Teixeira. Até pedi uma audiência com ele e ele disse que eu poderia requerer que ele iria verificar a possibilidade. De repente, ele vai entrar de licença no dia 13 e deixa um documento com data do dia 12, que é enviado para a Federação do Piauí somente no dia 16, quando a CBF já estava de recesso há 3 dias. Muito estranho, tudo muito estranho.
A - E o que você vai fazer? O que recomenda sua assessoria jurídica?
C - Primeiro eles vão ter que fazer uma nova resolução após o recesso da CBF. Eu recebi uma Resolução que torna sem efeito, conforme a íntegra do texto assinado pelo Ricardo Teixeira, tornando sem nenhum efeito a eleição realizada em novembro de 2004. Eu fui eleito em 2011. Esse documento não tem valor jurídico".

A - Como você irá receber os presidentes das Federações que foram nomeados para presidir uma Comissão Especial que irá fazer nova eleição?
C - Eu tenho educação suficiente para recebe-los com distinção e cavalheirismo. Mas só uma ordem judicial me tira da presidência da Federação de Futebol do Piauí. Eu fui eleito por uma assembléia geral que cumpriu determinação da 5ª Vara Cível de Teresina. Que eles, na Justiça, derrubem o que está feito. Eu desconheço qualquer outro procedimento que não seja pelo caminho da Justiça. Eu não sei quem meteu na cabeça de quem, que uma resolução da CBF desfaz uma sentença da Justiça. Também acho difícil que eles consigam algo juridicamente, uma vez que já transitou em julgado.

A - E se a CBF, através da Justiça, conseguir a anulação de sua eleição, você sai?
C - A CBF não precisa ir à Justiça pra fazer nova eleição. Eu topo. Mas só participam as associações filiadas. Se alguém tiver pensando que aqueles clubes que pediram desfiliação - e foram desfiliados pelo gestor da época, Jankel Costa - irão votar, está totalmente equivocado. Hoje, a Federação conta apenas com oito filiados: Auto Esporte, Piauí, Flamengo, Caiçara, Barras, Comercial, Oeiras e Cori-Sabbá. Será que aqueles clubes que pediram desligamento da Federação, no dia da eleição, e fundaram outra, que tem até CNPJ, ainda pensam que são filiados?
 Severino Filho

0 comentários

Deixe seu comentário