: Home» Futebol Nacional » Confira como os 20 clubes chegam para a disputa do Brasileirão-2012

Atlético-GO

Os primeiros meses do time goiano não foram dos melhores. O Dragão fez um bom Estadual, mas acabou derrotado pelo rival Goiás na final. Já na Copa do Brasil, foi eliminado pela Ponte Preta na segunda fase do Torneio. Sob o comando de Adilson Batista, o Atlético-GO tenta salvar a temporada com uma bos campanha no Brasileirão.

   Atlético-MG

O início de temporada do Galo teve um grande feito e um fracasso que abalou o ambiente Alvi negro. O Atlético-MG conquistou de forma invicta o Titulo do Campeonato Mineiro diante do América-MG, mas foi eliminado em casa pelo Goiás nas Oitavas -de-Final da Copa do Brasil, fracasso que colocou em risco o emprego do Técnico Cuca, fortalecido novamente pela conquista estadual.



Bahia

Sob o comando de Paulo Roberto Falcão, que substituiu Joel Santana, o time baiano fez um primeiro semestre praticamente perfeito, Primeiro, Quebrou o jejum de 11 anos sem titulo Estadual em cima do maior rival, o Vitoria, e estar nas quartas de final da Copa do Brasil. O tricolor baiano ainda se destacou poe ter o melhor ataque do Brasil até o momento.



Botafogo-RJ

O Botafogo iniciou o ano bem, com uma invecibilidade que durou até o 24º confronto. Entretanto as três unicas derrotas da equipe em 2012 estouraram uma crise em General Severiano. Eliminado precocemente da Copa do Brasil e a derrota na final do Carioca por 4 x 1, para o Fluminense, o Alvinegro ininiou uma verdadeira "faxina"  em seu elenco. Os xodós Caio e Jobson deverão ser os primeiros a ser negociados, e dificilmente, disputaram o Brasileirão  pelo clube da Estrela Solitária.

    Corinthians

O Corinthians iminiou a temporada em alta após a conquista do Brasileirão de 2011, teve a melhor campanha da primeira fase do Paulista, mas passou por um momento de turbulência após a derrota para a Ponte Preta e a consequente saida de Julio Cesar  do time titular. A classificação para as quartas de finais da Taça Libertadores da América, no entanto, voltou a empolgar o torcedor e o time chega em alta para o Campeonato Brasileiro e para a sequência do Torneio Sul-Americano.

Coritiba
O Coxa Branca começou o ano sob a desconfiança de sua torcida. Depois da grande temporada de 2011, quando chegou ao vice campeonato da Copa do Brasil, o time sofreu um desmanche, perdendo sete (7) titulares, e demorrou a engrenar com os novos jogadores. Mas conseguiu, tanto que faturou mais um Campeonato Paranaense e segue vivo para a disputa do Campeonato Nacional.

 Cruzeiro
O time mineiro só acumulou fracassos na temporada. Sob novo comando na Diretoria, o Cruzeiro foi eliminado nas Semifinais do Mineiro para o América-MG e viu o rival Atlético-MG chegar a final e levar a Taça. Na Copa do Brasil, o desempenho foi ainda pior, Já que foi cair para o Atlético-PR com duas derrotas. Queda que levou o Técnico Vagner Mancini a pedir demissão. O Clube agiu rapido e contratou o Técnico Celso Roth para o Brasileirão.

Figueirense
Sem Jorginho e com o Tetracampeão Mundial com a Seleção Brasileira, Branco no comando da equipe, o Figueirense iniciou o ano com a expectativa de dar sequência ao bom trabalho da temporada passada. O time, remontado após perder peças importantes, até conquistou dois Turnos do campeonato Catarinense, mas fracassou na Final e caiu para o Avaí. A derrota custou caro para Branco que foi demitido, a diretoria agiu instantâneamente e contratou Argel Fucks para comandar o time no Brasileirão.

Flamengo-RJ
O rubro negro foi a grande decepção do primeiro semestre. Com Ronaldinho Gaucho e Vagner Love no elenco, o Flamengo não chegou a nenhuma final de turno no Campeonato Carioca e, para aumentar ainda mais a desconfiança do torcedor, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase da Libertadores. Resta apenas o Brasileirão para o time de Joel Santana reconquistar a confiança da Torcida, pra isso será necessario resultados positivo.

    Fluminense-RJ
O Tricolor carioca empolgou o torcedor no primeiro semestre. Acabou com o jejum de sete anos e voltou a conquistar o titulo Carioca com vitorias convicentes sobre o Botafogo. Na Libertadores, o time de Abel Braga teve o melhor desempenho na primeira fase e está nas quartas de final após deixar para trás o Internacional-RS, quando volta a encará o Boca Juiors.

Grêmio
O primeiro semestre do Grêmio pode ser dividido em Dois: Antes de Luxemburgo e depois de Luxemburgo. No começo, com Caio Junior, o time não conseguiu se achar e teve problemas até para avançar no Gaucho. Já sob o comando de Luxemburgo, a equipe melhorou muito, mas ao fim acabou perdendo a final do segundo turno para o Internacional. Sem Titulo, a Copa do Brasil virou prioridade no Olimpico, e o tricolor está nas quartas de final do Torneio que vale vaga na próxima edição da Libertadores e confiante em uma campanha vitoriosa no Brasileirão.

Internacional
O Colorado iniciou o ano com um só objetivo para o primeiro semestre: Conquistar a Libertadores novamente. O time do técnico Dorival Junior, no entanto, fez campanha inrregular e acabou eliminado pelo Fluminense ainda nas oitavas de final. Como prêmio de consolação, o Inter conquistou mais um titulo Estadual ao derrotar o Caxias na decisão. Resta saber qual será o Inter do Brasileirão, o Campeão estadual ou aquele inconstante da Libertadores.




Nautico
Os Torcedores do Nautico iniciaram a temporada empolgados por conta do acesso do clube para a serie A do Campeonato Brasileiro. A diretoria trabalhou para manter o Elenco, mas perdeu alguns dos principais jogadores. Os resultados não vieram e o técnico Waldemar Lemos acabou demitido. Com Alexandre Gallo no comando, o Timbu caiu para o Fortaleza na Copa do Brasil e para o Sport Recife no Campeonato Pernambucano, terminando o primeiro semestre sem titulo e com uma reformulação no time que vai disputar o Brasileirão.

Palmeiras
O Ambiente Palmeirense segue agitado. Mesmo com reforços de peso, como Barcos,  Daniel Carvalho e Wesley (que se machucou e pode não jogar mais este ano), o Palmeiras começou o ano bem e ostentando uma grande invencibilidade. Após perder para o Corinthians, o time caiu de rendimento, foi eliminado pelo Guarani no Paulistão, mas segue vivo na Copa do Brasil, e pode salvar o semestre apesar da pessima relação entre Felipão e a diretoria Alviverde.

Ponte Preta
O time Campineiro alcançou as semifinais do Campeonato Paulista, sendo eliminado pelo rival Guarani, e foi até as oitavas de final da Copa do Brasil. Brigou de igual para igualcontra o São Paulo, mas acabou desclassificado no Morumbi. A Macaca volta a disputar a serie A depois de seis anos e espera fazer boa campanha. Pra isso tem que contratar reforços, por que o seu principal jogador já deixou a equipe (Renato Cajá), sem ele Roger terá a missão de conduzir o time no Brasileirão.

Portuguesa
A Lusa terá no Brasileiro a chance de se reconstruir. Depois de empolgar os Torcedores em 2011 e alcançar o acesso com a "Barcelusa", a Portuguesa não repetiu o bom futebol neste primeiro semestre e caiu para a segunda Divisão do Campeonato Paulista. E Ainda foi eliminada na Copa do Brasil pelo Bahia. Faz a sua reestreia na elite depois de três anos seguidos na divisão de acesso. Com um time mediano a Lusa vai brigar para não cai novamente.
                        Santos
O time comandado por Murici Ramalho chega como um dos favoritos a conquista do titulo deste Brasileirão. Com Talentos individuais como: Neymar, P.H.Ganso e cia entraram para a historia do clube ao conquistar o tricampeonato Paulista após mais de 40 anos. O Peixe ainda encantou durante o primeiro semestre com goleadas historicas e está na briga pelo quarto titulo da Copa Libertadores. Estes meninos promete muito mais alegria é só conferir.

São Paulo
A diretoria do tricolor Paulista abriu os cofres e reforçou o elenco do técnico Emerson Leão com as contratações de Fabricio, Jadson e Cortez, entre outras. O time, no entanto, ainda não empolgou. Foi eliminado pelo Santos nas semifinais do Paulistão e passou com difilculdades pela Ponte Preta na Copa do Brasil. O clima tamném ficou ruim após o afastamento do zagueiro Paulo Miranda, titular do treinador. Alguns dizem que em caso de eliminação na Copa do Brasil, com um inicio com derrota no Brasileirão será a gota dagua para a queda de Leão.

  Sport Recife
O time Pernambucano apostou em jogadores experientes para reforçar o elenco no returno para a elite do futebol nacional, mas, por enquanto, apenas colecionou fracassos. Caiu na segunda fase da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Paysandu, em plena Ilha do Retiro, e também viu o rival Santa Cruz erguer o titulo Estadual também em sua casa e a diretoria decidiu pela demissão do técnico Mazola Junior. Sua principal Estrela Marcelinho Paraiba também deixou a Ilha do Retiro. Com isso o rubro negro precisa se reforçar com jogadores de alto nivel, para fazer bonito no Brasileirão.

 Vasco da Gama
Ainda sob o comando de Cristovão Borges, o Vasco não conseguiu cumprir as expectativas da torcida no Campeonato Carioca e ficou de fora da decisão estadual. Na Libertadores, no entanto, time segue vivo, mesmo sem apresentar um futebol de empolgar, e tentará chegar ás semifinais no duelo contra o Corinthians. O Vasco tem hoje um bom elenco e com a reintegração de Carlos Alberto e o retorno de Dedé (lesionado) também estará no pareo pela ponta do Brasileirão.

Por: Agostinho Cavalcante
      


0 comentários

Deixe seu comentário