: Home» Geral » Na GP3, piloto espanhola com fama de modelo sonha com F1

Espanhola Carmen Jordá, 23 anos, tenta reerguer carreira

Depois de um baque com uma temporada praticamente perdida em 2011, Carmen Jordá está de volta às pistas. A piloto espanhola, que já admitiu não gostar quando é chamada de modelo, acertou para correr na GP3 e, em entrevista publicada pelo diário esportivo de Madri As nesta quarta-feira, voltou a enfatizar seu sonho: disputar a Fórmula 1. 

A jovem loira de cabelos lisos, 23 anos, chamou a atenção muito cedo na Espanha. Ela começou a correr em campeonatos de kart em Valência ainda aos 11 anos de idade. Em 2006, fez um teste na DTM (Campeonato Alemão de Turismo) com o italiano Valentino Rossi, heptacampeão na elite do motociclismo mundial, e em 2007 se tornou a primeira mulher a subir três vezes ao pódio em uma temporada da Fórmula 3 Espanhola.

Com os bons resultados, vieram algumas campanhas publicitárias, muitas entrevistas e a fama de modelo para Jordá, o que já admitiu em entrevista em 2008 ao site 20 minutos que "chega a incomodar" - ela quer ser mesmo reconhecida como piloto, deixando isso claro na entrevista ao As.

Nas declarações publicadas, ela lamenta "um problema com um patrocinador" que a deixou sem assento na temporada 2011 da Indy Lights. Depois de ser a 16ª colocada da série em 2010, ela não competiu no ano seguinte, na qual fez "alguma coisa na GT Open e o teste da pré-temporada da AutoGP", conforme contou ao diário.

Para 2012, porém, Jordá espera reengatar na carreira. A jovem, 23 anos, apontou que a GP3 é a "escolha mais indicada" para sua idade. Ela ressaltou que se trata de "um certame de nível" que os organizadores estão querendo transformar em um modelo piramidal junto à Fórmula 1 e à GP2 aos moldes do que ocorre com a MotoGP, a Moto2 e a Moto3, organizadas pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Na GP3, Carmen correrá pela equipe Ocean Racing Technology, fundada pelo português Tiago Monteiro, ex-piloto de Jordan e Spyker que tem um time do mesmo nome da GP2. Ela será a segunda mulher na competição, ao lado da italiana Vicky Piria, 18 anos, da Trident Racing, a qual a espanhola cita como "uma rival a mais". Jordá afirmou que "desde bem pequenininha a F1" é seu sonho. Ela se disse "realista" e admitiu quão difícil é chegar à categoria, porém mostrou acreditar que "na vida tudo se pode conseguir com trabalho, dedicação e esforço diário".

Criada em 2010, a GP3 vem tendo relativo sucesso como alimentadora da GP2, categoria considerada de acesso à F1. O campeão da GP3 em 2010 foi o mexicano Esteban Gutiérrez, atualmente na equipe Lotus GP de GP2 e piloto reserva da Sauber. Já o campeão de 2011, o finlandês Valtteri Bottas, conseguiu um contrato para ser terceiro piloto da Williams neste ano.
 Fonte: Terra

Tags: Geral

0 comentários

Deixe seu comentário