: Home» Futebol Estadual » Após reclamação de dirigente, árbitro de Picos e Fla-PI pode ser suspenso

Presidente do Zangão fez duras críticas ao árbitro Leonardo Marques
Fortes (foto). Caso será analisado pela Comissão de Arbitragem da FFP

A arbitragem de Leonardo Marques Fortes no jogo entre Picos e Flamengo-PI desagradou a diretoria do Zangão, que considerou que o juiz influenciou no resultado e prejudicou o time. A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) irá analisar a fita com as imagens da partida e, caso sejam constatados erros graves, o árbitro pode ser suspenso e encaminhado para um curso de reciclagem.

No Picos, a reclamação é que o árbitro deixou de expulsar o zagueiro Láercio após falta em contra-ataque com Raphael Freitas e não marcou dois pênaltis a favor do Zangão. O acréscimo de cinco minutos dado no fim da partida, quando o rubro-negro conseguiu o empate, também foi considerado desnecessário. Descontente, o presidente do clube, Paulo Lauriano, ameaçou tirar o time do Campeonato Piauiense caso Leonardo Marques Fortes não seja afastado.

- Vou conversar com o Cesarino (Cesarino Oliveira, presidente da FFP). Se esse árbitro apitar mais um jogo no campeonato, eu tiro o Picos da disputa e o time nem vai a Piripiri na próxima rodada - esbravejou o dirigente do Zangão.

Cesarino Oliveira confirma que Lauriano reclamou da arbitragem, mas não fez nenhuma denúncia formal, por escrito. O presidente da FFP demonstra apoio à arbitragem do Estado, mas ressalta que, em casos de erros graves, sempre são tomadas providências.

- Ele (Paulo Lauriano) falou comigo a respeito, mas não fez nada por escrito. Todo mundo reclama da arbitragem, mas nunca faz a reclamação formal. A arbitragem do Piauí é independente. Os árbitros são escolhidos por sorteio e têm a aprovação da Federação. Agora, em caso de erros graves, as medidas necessárias são tomadas, como já aconteceu antes, mas não damos publicidade ao assunto – comenta Cesarino.

No caso específico do jogo entre Picos e Flamengo-PI, pesa o fato de que Leonardo Marques Fortes ser irmão do preparador de goleiros do clube rubro-negro, Márcio Marques. O presidente da CEAF, João José Leitão, afirma que não há regra que impeça um juiz de apitar uma partida baseada em relação de parentesco com um dos clubes. No entanto, este tipo de situação costuma ser evitado, o que, de acordo com Leitão, não foi possível neste caso.

- Não existe esta regra em nenhum lugar do mundo que impeça um árbitro de entrar no sorteio por ser parente de alguém da comissão técnica. Mesmo assim, sem um critério rígido, nós procuramos evitar para não dar margem para comentários maldosos. Só que neste caso ele era a pessoa mais adequada para aquele jogo – afirma Leitão.

O presidente da CEAF confirma que já solicitou a fita com as imagens do jogo para ser analisada. Caso sejam comprovados graves erros de arbitragem, o árbitro pode ser suspenso por um período e ser encaminhado para um curso de reciclagem. No entanto, a hipótese de Leonardo Marques Fortes ser retirado definitivamente do quadro de árbitros do Campeonato Piauiense está descartada.

- De forma nenhuma pode ser excluído. Errar é humano. O árbitro não é uma máquina que não erra nunca. Até em Copa do Mundo essas falhas acontecem. Não somos complacentes com o erro, mas a falha é humana e deve ser corrigida com conversa e treinamento, não com exclusão.

Por:  Wenner Tito Teresina

0 comentários

Deixe seu comentário