Começa a vigogar a partir de janeiro próximo a nova carteira de
trabalho e previdência social. Ela será informatizada e a antiga, a
carteira manual, deverá sair de circulação.
Segundo Paula Masullo, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego
no Piauí, “O Brasil está passando por uma transformação, e é preciso
acompanhar os avanços da Tecnologia, principalmente para que se possa
oferecer á população Segurança e mais Qualidade”.
Para que a nova carteira funcione as prefeituras municipais deverão
firmar convênio para que sejam emitidas, no caso, com a Superitendência
Regional do Trabalho em Emprego do Piauí, gerência ou agências do
Ministério do Trabalho nos Estados e também, mediante convênios, com
órgãos dos governos federal, estadual e municipal e, na ausência destes,
com entidades sindicais.
Ontem, 27, aconteceu em Teresina, uma reunião com representantes dos
municípios localizados entre rios, para apresentação do Sistema de
Emissão de Carteira de Carteira de Trabalho e Previdência Social
Informatizado.
“A reunião teve como base o fato de que os atuais conveniados
executam esses serviços descentralizados, ainda utilizando-se do Modelo
de CTPS Manual. E o Município ao adotar o Modelo Informatizado perceberá
que existe a valorização em sua segurança contra eventuais fraudes",
afirma Cybelle Bonfim representante da SRTE/PI.
Novo Documento
Incorpora vários itens de segurança que dificultam sobre maneiras as
fraudes contra seguro desemprego, FGTS e benefícios previdenciários,
além de dotar o país de um eficiente sistema de atendimento ao
trabalhador, proporcionando a integração de ações da área de trabalho
que facilitem a identificação por intermédio de uma base de dados única,
sendo confeccionada em material mais durável garantindo que as
informações não se percam com o tempo e o uso.
Por: CEF
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