: Home» Futebol Estadual » River-PI e Flamengo-PI se enfrentam em clássico valendo a ponta da tabela

O primeiro Rivengo do ano marcará a disputa direta pela liderança do Campeonato Piauiense, com os dois times empatados no número de pontos

River-PI e Flamengo-PI são os dois times mais tradicionais do estado, o que explica toda a tradição que existe em torno do clássico envolvendo as maiores torcidas do Piauí. O primeiro Rivengo de 2013 ainda tem um tempero especial: os dois times estão empatados na liderança do Campeonato Piauiense, e quem vencer dispara na frente.

Os dois times vivem boa fase. O Galo, após um início turbulento a demissão de Aníbal Lemos após a primeira rodada, contratou Edson Porto, que até agora venceu as duas partidas que fez a frente do time.Já o Flamengo-PI, após duas vitórias e um empate, soma os mesmo sete pontos do River-PI, disputando a liderança.

Na última rodada, enquanto o tricolor venceu o 4 de Julho de virada fora de casa, o rubro-negro piauiense enfrentou o até então vice-líder Parnahyba no Lindolfo Monteiro, e venceu em um jogo de tirar o fôlego. Agora, os dois times buscam consolidar a boa fase em cima do riva, disparando na liderança.

O primeiro Rivengo do ano acontece neste domingo (17), às 17 horas, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O árbitro do jogo será Antonio Dib de Moraes, auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Edmilson Timóteo da Silva.

 As Escalações

River-PI: Com duas vitórias em dois jogos a frente do Galo, o treinador Edson Porto indica que vai manter o que vem dando certo e os onze titulares do Rivengo devem ser os que já vem jogando. Assim, o time entra em campo com: Robinho, Ênio, Jó, Marcelão e Zé Rodolpho; Chicão, Célio, Thiago Marabá e Jardel; Pantico e Anderson Kamar.
 
Flamengo-PI:  O treinador Celso Teixeira quebra a cabeça com desfalques para montar o time. Ele mesmo, suspenso pelo TJD, não comandará o time a beira de campo. No último coletivo, o rubro-negro foi armado com: Robson; Jorginho, Laércio, Rafael e Wildinho; Bruno Potiguar, Duda e Niel; Neilson, Edson Di e Carlinhos.

Quem Estar Fora?

River-PI: O único jogador que não está a disposição do treinador Edson Porto é Maciel, que ainda não estreou na temporada por conta de uma lesão e deve voltar aos treinos só na próxima semana. Todo o resto do elenco está disponível.
 
Flamengo-PI: O rubro-negro piauiense tem como desfalque certo o volante Marcelo, que ainda se recupera de lesão, e o volante Alessandro, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. Além deles, Rafinha também sentiu dores no último treino e pode não jogar. Mas o principal desfalque é fora das quatro linhas: o técnico Celso Teixeira está suspenso pelo TJD e não poderá ficar a beira do gramado.

Fique de Olho
River-PI: Anderson Kamar marcou dois gols no último jogo do River-PI, contra o 4 de Julho. O atacante chega disposto a entrar de vez na briga pela artilharia.









 Flamengo-PI: Em três jogos até agora, Edson Di só não marcou em um deles, e nos outros anotou duas vezes, assumindo a artilharia do campeonato. É o homem-gol que deve meter medo na zaga riverina.








Fala, Fala Aí

 Jó, zagueiro do River-PI: “Como todos os rivengos, é um jogo especial. Não é uma partida que ganha quem tem o melhor time ou a melhor tática. É para quem se doa mais em campo, quem tem mais força de vontade.”








Celso Teixeira, técnico do Flamengo-PI: “O Rivengo é um jogo a parte. Mexe com a cidade e envolve a paixão do torcedor. O River-PI lidera com um gol a mais e para o torcedor é importante por que vai encontrar duas equipes equilibradas.”







Os Numeros e Curiosidades

* River-PI e Flamengo-PI já decidiram o Campeonato Piauiense sete vezes e, embora o Galo seja o recordista de títulos no Piauí, ele é freguês do rubro-negro em termos de decisões: a Raposa venceu quatro vezes (1964, 1965, 1971 e 1986), enquanto o tricolor levou a melhor em três (1962, 1977 e 2002).

* Em 2012, River-PI e Flamengo-PI se enfrentaram nada menos que seis vezes e o Galo levou vantagem: venceu três, empatou duas e perdeu apenas uma. A única derrota, porém, custou o título da Copa Piauí.

* Desde abril de 1948, quando aconteceu o primeiro Rivengo da história, River-PI e Flamengo-PI já se enfrentaram 344 vezes, entre campeonatos piauienses, amistosos e torneios. O Galo aparece na frente, com 128 vitórias contra 113 dos rubro-negros. Outras 103 partidas terminaram empatadas.

Ultimo Jogo

River-PI e Flamengo-PI se enfrentaram pela última vez no dia 4 de outubro de 2012, no segundo jogo da final da Copa Piauí. No Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, o time rubro-negro não tomou conhecimento do Galo e venceu por 3 a 0. A goleada teve gols de Jeferson Maranhense (2) e Augusto e rendeu à Raposa o título da competição.

Por: G 1 -PI

0 comentários

Deixe seu comentário