Comercial volta a campo na quarta-feira (22), contra o Santos, em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D
O ano começou promissor para o Comercial. Vice-campeão estadual em 2011, o Bode faturou o Torneio da Movimentação, representou o futebol piauiense na Copa do Brasil, tornou-se favorito à conquista do Campeonato Piauiense e ainda cavou uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. Nada mal para um time que até pouco tempo tinha como principal feito o título da Segunda Divisão local. Há dois meses, no entanto, o time azul e branco de Campo Maior parece ter virado de cabeça para baixo. Desde meados de junho, a equipe simplesmente não consegue mais vencer.O jejum de vitórias do Comercial completa, nesta terça-feira (21), um dia após sua quarta derrota na Série D, 65 dias. O último triunfo do Bode aconteceu em 16 de junho, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Piauiense, quando a equipe comercialina venceu o Flamengo por 1 a 0, no Estádio Deusdeth Melo, em Campo Maior, ratificando a liderança da primeira fase do estadual.
Desde então, o Comercial disputou 10 partidas e simplesmente não consegue mais vencer. Nos 10 últimos confrontos, o Bode empatou quatro vezes (Flamengo, Araguaína-TO, Santos-AP e River), foi derrotado em seis oportunidades (Flamengo, Sampaio Corrêa-MA e Mixto-MT, todos duas vezes), trocou de técnico e viu a maior parte dos seus destaques deixarem o elenco comercialino.
Três fatores podem explicar a queda de rendimento do time hoje dirigido por Joacir Moura, que ocupa a lanterna do Grupo 2 da Série D e a quarta colocação da Copa Piauí. O primeiro deles diz respeito à perda do direito de mandar seus jogos no Deusdeth Melo, em Campo Maior. Desde que o Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) interditou o estádio, e o Bode foi obrigado a mandar seus jogos em Altos, Piripiri e até Teresina, a equipe nunca mais venceu.
A Crise
![]() |
| Zé Rodrigues artilheiro em 2010 e 2011 |
Por fim, o momento ruim do Comercial passa também pelo péssimo desempenho ofensivo do time: o ataque do Bode caiu de produção e o time fez apenas seis gols nos últimos 10 jogos. Sem Juary, Toni e Zé Rodrigues, a responsabilidade de marcar os gols comercialinos foi delegada a James, Dedé, Elias e o recém-contratado Cinelton, mas o quarteto pouco tem produzido nas últimas partidas. Na segunda-feira, inclusive, Elias perdeu um gol incrível na derrota para o Sampaio Corrêa.
Para o ex-atacante e agora auxiliar técnico do Comercial, Brinquedo, a fase do clube é resultado de uma série de dificuldades que diretoria, comissão técnica e jogadores vem enfrentado nos últimos meses. “É problema demais. Primeiro, os salários atrasados. Depois, o time passou a treinar sem preparador físico, preparador de goleiros, massagista e roupeiro. Além disso, temos um plantel reduzido, com apenas 18 jogadores”, argumenta.
![]() |
| Neto o paredão solitário |
Série D
O Comercial tentará mais uma vez
vencer na série D. O time piauiense recebe nesta quarta-feira(22) , às
20h30 , no Estádio Albertão. O Adversário do Comercial será o Santos do
Amapá, time que venceu apenas um jogo na competição.
Apesar da má campanha, o Comercial
poderá conseguir sua primeira vitória na Série D diante do Santos nesta
quarta-feira. O Time piauiense jogou bem na última segunda-feira contra o
Sampaio e a expectativa é que possa vencer a partida de hoje.
No jogo em Macapá, Comercial e Santos
empataram em 0 a 0 . O Santos é o terceiro no grupo A2 com 4 pontos, no
entanto o time amapaense perderá 3 pontos por escalar jogador irregular
no jogo contra o Sampaio Correa.
O trio de arbitragem para Comercial e
Santos-AP será paraense. O árbitro será Clauber José Miranda que será
auxiliado por Marcio Gleydson Correia Dias e Luis Diego Nascimento
Lopes. O quarto árbitro será o piauiense Antônio Dib Moraes Sousa.
Por: Flávio Meireles - PC; Ramiro Pena - AP
Fotos: Arquivos SNC




0 comentários